Páginas

Saturday, January 17, 2009

Terceira Sessão do Dojo Rio / Novidades

Depois de nosso terceiro encontro, agora na PUC-Rio, criamos um blog dedicado ao Coding Dojo Rio, e um espaço no Google Code para colocarmos nosso código.

Eu tirei algumas fotos lá na PUC, que podem ser encontradas aqui.

Estou muito feliz por ter conhecido mais participantes do grupo de emails, e por ter compartilhado algumas horas com eles :D

Legal também rever o Flávio e o Raphael. O Flávio, apesar de cursar história, é super envolvido com programação, também fazendo parte do grupo PythOnRio. Conheci ele lá na PyCon 2008. Nós dois participamos do dojo como mencionei em outro post.

E o Raphael foi quem nos ajudou a conseguir espaço no CEFET. Sem ele não teriam acontecido nossas duas sessões de 2008, e a consequente consolidação do grupo.

Outra presença ilustre foi a do Ronald, que trabalha comigo lá no Labase/UFRJ, e estava me devendo uma aparição no Dojo. Costumamos praticar pair programming juntos, e algumas vezes acabo me referindo a fatos relacionados ao dojo... bem, agora o Ronald já faz parte do time!

Não posso deixar de agradecer a Janaína, que levou o Dojo Rio para a PUC em Janeiro/2009. Foi bacana conhece-la pessoalmente, após vários emails pelo grupo ou privados. Graças a ela o Dojo Rio se mantém de pé em 2009.

Obrigado também a todos os que participaram até o fim, e convido a todos que não puderam ir ou não puderam ficar até o fim que compareçam na próxima quarta lá na PUC.

Ah, os nomes:

  • Daniel Mendonça
  • Flávio Amieiro
  • Janaína Horácio
  • Lilian Mendes
  • Mariana
  • Pedro Grojsgold
  • Raphael Almeida
  • Rodolfo Carvalho
  • Ronald Kaiser
  • Silvia Resende


Foi com certeza a sessão com maior número de presentes! Neste encontro nós abordamos o problema "Overlapping Areas", usando mais uma vez Python, em um ambiente Windows. O editor foi o IDLE.

Gostaríamos de ter feito o problema em Java, porém, o Daniel não sabia se ia ficar até o fim para ajudar a gente com o JUnit. De qualquer forma, que bom que ele ficou!

Começamos 18:45, com eu fazendo uma rápida apresentação para o pessoal novo (a mesma utilizada na primeira sessão lá no CEFET), em seguida escolhemos o problema e iniciamos o pair programming. Programamos até por volta de 20:50, depois fizemos um retrospectiva e conversamos sobre outros assuntos, como o as práticas adotadas no Dojo e as práticas de Desenvolvimento Ágil, e um pouco sobre Dojo Lúdico.

Para os que estão se perguntando "Cadê o post sobre a Segunda sessão do Dojo?", infelizmente eu estava tão enrolado que o tempo foi passando e eu não escrevi nada. Na blog oficial do dojo haverá alguma coisa, pode procurar lá!

2 comments:

Unknown said...

Valeu, Rodolfo!

grupo se consolidando e só falta a gente (e mais um monte de gente ;-) ) aparecer!

abraço,
><>Cláudio Berrondo

Rodolfo said...

É né Berrondo! Por enquanto tivemos a presença do Flávio e sua namorada Mariana representando a PythOnRio!
Quando der aparece lá :)